quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sustentabilidade na construção civil pode crescer e gera lucro


O conceito de edifício verde ou Green Buildings está ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obras do Brasil. Para que os prédios se enquadrem nessa categoria  eles devem seguir determinações rígidas desde a construção.

Alguns dos critérios analisados são: qualidade do ar, uso da energia e água, tratamento correto dos resíduos sólidos e controle da emissão de poluentes.  Para o gerente técnico do GBC Brasil, ONG que promove a utilização de conceitos de sustentabilidade na construção civil, Marcos Casado, além da economia nos custos operacionais, a escolha de materiais que causam menor impacto ao meio ambiente é outra característica desses projetos sustentáveis.

"Também trabalhamos a questão de materiais e tecnologia. A gente trabalha sempre incentivando o uso de materiais regionais, o uso de materiais reciclados, o reuso de materiais, trabalhamos um outro conceito ainda que é o da qualidade ambiental interna, promover um melhor conforto, bem-estar e produtividade para os usuários dessas edificações, e aí entra o sistema de qualidade do ar, de climatização natural ou artificial, e também trabalhamos ainda o conceito de inovação de tecnologias, buscando fazer com que o mercado busque soluções cada vez mais sustentáveis para nossas construções".  

O Brasil hoje está em quarto lugar no ranking de maior número de prédios verdes que são certificados, ficando para atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China. Ao todo são 37 edifícios nessa categoria e 367 em processo de certificação.


Publicado em: 24/09/2012
Fonte: http://www.canaldoserralheiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário